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Formando bons Alas

09 abr

Neste artigo , vamos ensinar como se treina  um Ala. Analisaremos os atributos considerados mais importantes nesta posição, o treino que um jovem Ala deve receber e o perfil que um Ala de topo deve ter.
Num jogo de Hóquei no ManagerZone, normalmente os Alas são os jogadores mais adiantados e aqueles a quem se pede que explorem as falhas defensivas da equipe adversária e que sobretudo façam gols. Mas também podem ser jogadores úteis em termos defensivos, “fechando” espaços ao adversário e possibilitando jogadas de contra-ataque após as recuperações de disco. Por essas razões é fundamental que um Ala seja forte fisicamente, se movimente bem em quadra e tenha uma boa capacidade de chute.

Força e Chute são então os atributos considerados mais importantes. O primeiro para aguentar os ‘choques’ com os defesas adversários e o segundo para aumentar a probabilidade de concretização de um ataque. Resistência, Rapidez e Patinação surgem como atributos secundários a se levar em consideração, por tornarem o Ala mais completo em termos físicos. Não descartar também atributo Controle do Disco ou o atributo Desarme, pelas razões acima mencionadas.

Na imagem seguinte temos um exemplo de um jogador que pode ser considerado um Ala de topo, com lugar em qualquer equipa de hóquei:

Figura 1: Exemplo do perfil de um Ala no MZ.

Atributos mais relevantes para a posição de Ala:

FORÇA: sendo o Hóquei um esporte de contato, este atributo é bastante importante, se não mesmo o mais importante num Ala. Pois permite ao Ala apresentar-se mais forte nos lances de ‘um-para-um’ e dessa forma aguentar as oposições adversárias quando este tenta progredir para a zona defensiva adversária. Mesmo que um Ala tenha por exemplo 10 em chute, de nada lhe servirá se tiver pouca Força. Perante Defesas opositores fortes, um Ala com estas características dificilmente conseguirá arranjar espaço ou oportunidade para chutar. Um Ala de topo tem obrigatoriamente de ter 9 ou mesmo 10 neste atributo!

CHUTE: determina a probabilidade de concretização de um ataque. Quanto maior este atributo maior será a chance do jogador acertar na baliza e marcar gol. Equipes que utilizem Alas bastante ofensivos, obrigatoriamente têm que ter jogadores evoluídos neste atributo, para tentarem aproveitar o maior número possível das oportunidades de gol que a equipe possa dispor ao longo do jogo.

RAPIDEZ: define a capacidade do jogador em se movimentar rápido pela quadra. Juntamente com os atributos Patinação e Resistência formam os atributos secundários mais importantes num Ala. Um Ala rápido e que patine bem pode chegar primeiro ao disco ou facilmente fugir ao Defesas adversários e conseguir espaço para tentar o gol.

PATINAÇÃO: define a capacidade do jogador em se movimentar pela quadra, sendo que quanto maior for este atributo, mais difícil será o jogador cair ou mais fácil será este movimentar-se pelo quadra. Juntamente com os atributos Rapidez e Resistência formam os atributos secundários mais importantes num Ala.

RESISTÊNCIA: define a capacidade do jogador para aguentar o jogo e manter o seu rendimento ao longo do mesmo. Se tiveres um jogador que jogue vários minutos e que seja pouco evoluído neste atributo, com o decorrer do jogo ele acabará por se movimentar de forma mais lenta e apresentar-se menos forte fisicamente,  no último período do jogo.

DESARME: refere-se à capacidade para desarmar  e recuperar o disco do adversário. Muitas vezes os Alas assumem um papel bastante importante nas tarefas defensivas da equipe, evitando lances ofensivos do adversário e possibilitando jogadas rápida de contra-ataque após recuperar o disco. Daí a importância que este atributo pode ter também num Ala. Não sendo tão importante como os atributos anteriormente referidos, acaba por ter a sua importância principalmente no caso de Alas a quem é exigido bastante a nível defensivo.

Os restantes atributos, apesar de considerados menos importantes, ajudam a que um Ala se possa tornar completo e permitem diferenciar os grandes jogadores dos restantes, nos principais campeonatos. Por exemplo, a importância dos atributos Inteligência de Jogo (principalmente este), Controle de Disco e Passes acaba por se notar mais nos jogos entre grandes equipas. De qualquer forma, geralmente os dirigentes mais experientes acabam por deixar estes atributos para último, pelo facto dos outros serem considerados mais importantes. Existem também muitos dirigentes que atribuem uma maior importância ao Controle de Disco (do que aquela que foi aqui atribuída), mas relembro que esta rubrica é um artigo de opinião pessoal e por isso, não quer dizer que esta seja a análise mais correta ou próxima da realidade.

Como treinar um Ala juvenil?

Quando um jovem Ala chega à nossa Academia, o seu treino específico deve basear-se fundamentalmente nos atributos Força (principalmente este) e Chute. Estar a treina-lo noutros atributos poderá vir a revelar-se uma perda de tempo, no caso de por exemplo ele vir a maximizar precocemente no atributo Força. E no caso de maximizar cedo a Força deixa de ter interesse mantê-lo no clube, pois já não dará nem um bom Ala, nem um bom Defesa, nem um bom Central. Nesse caso mais vale trocar esse juvenil por outro, dando assim a oportunidade a outra jovem promessa de mostrar o seu valor na Academia. Maximizando cedo em Chute, mas tendo um bom índice no atributo Força é sempre um jogador a considerar manter no clube. Quem sabe até não se venha a revelar um bom jogador defensivo. E também existem bons Alas por aí com 10 a Força e 7 em chute. O mesmo já não é possível dizer de jogadores com 7 a Força e 10 a chute.

Assim, em idade juvenil (dos 15 aos 18 anos), o meu conselho é treinar preferencialmente o atributo Força (até maximizar) e o atributo chute. A exceção é mesmo se optarem por envia-lo para o Campo de Treino, sendo que aí poderão escolher por exemplo, um pacote de treino que contenha atributos físicos (como Força, Rapidez, Patinagem ou Resistência) e/ou atributos técnicos (como Chute). Se eventualmente o juvenil vier a maximizar antes de atingir o 8º ou até mesmo 9º disco a Força (isto para uma equipa com aspirações a subir à Top League), aí o meu conselho é optar por trocar esse jogador por um novo juvenil de 16 anos. A não ser que apesar dessa maximização precoce, o jogador vos seja útil nas competições Sub18. Nessa situação (participação em competições jovens) também é importante dar ao jogador o número de jogos semanais suficientes para que este se mantenha em forma.

Figura 2: Sugestão de treino de um jovem Ala na fase juvenil.
Como treinar um Ala ex-juvenil?

Quando um jovem Ala de 18 anos passa a senior, a primeira coisa a fazer é ponderar o seu futuro no clube.  Avaliar as suas maximizações atuais e a utilidade que poderá eventualmente ainda ter para a equipa nas competições jovens. Estando por exemplo maximizado no 7º ou 8º disco a Força, normalmente esta é uma altura para vender/dispensar o jogador, caso a sua presença no plantel já não se justifique. Caso ainda não esteja maximizado, o seu treino específico deve continuar a basear-se fundamentalmente nos atributos Força e chute, até este atingir pelo menos o 9º disco a Força. Se o Ala ainda não tiver atingido esse número de discos, treiná-lo noutros atributos pode vir a revelar-se uma perda de tempo, já que por exemplo numa Top League, um jogador com 8 ou menos a Força apresentará bastantes dificuldades para se impôr perante jogadores adversários com 9 ou 10 nesse atributo.

Agora imaginemos que o jogador chega ao 9º disco a Força e treina para o 10º. Estamos perante um jogador com grande potencial mesmo que não evolua muito no atributo Chute, já que nesse cenário ainda pode vir a dar um bom Defesa ou até tornar-se num Ala ou Central razoável para qualquer equipa, pois mesmo não sendo um fora-de-série poderá fazer-se valer da sua força física.

Se o teu interesse não é tanto formar jogadores de topo, mas antes treinar os teus ex-juvenis para que possam ser rapidamente úteis à tua equipa principal, então aí podes aproveitar esta fase para treinar com mais regularidade atributos como Rapidez, Patinação e Resistência. Havendo vagas no Campo de Treino e no caso do jogador continuar a revelar poder vir a ser uma grande promessa, deves envia-lo para um pacote de treino que contenha estes ou parte destes atributos considerados mais importantes.

Figura 3: Sugestão de treino de um jovem Ala após passar a senior.
Como treinar um Ala depois deste estar maximizado nos 2 atributos mais importantes?

Uma vez maximizado nos atributos Força e Chute, o passo seguinte é maximiza-lo nos atributos Rapidez, Patinação e Resistência. Depois de evoluído nestes atributos, treinar Desarme, treinando também alguns discos nos atributos Controle de Disco ou Inteligência de Jogo e Passes, consoante as vagas na Área de Treino e as necessidades mais evidentes do Ala. Ter também em atenção a recente introdução do Treino 2.0, que veio fazer com que o atributo Inteligência de Jogo fosse treinado de forma menos eficiente nos jogadores mais jovens. Como tal, nesta fase do treino do nosso Ala, a aposta neste atributo dependerá portanto da idade do jogador em causa (e de seu potencial para o treino da Inteligência de Jogo).

Figura 4: Sugestão de treino de um Ala já maximizado nos atributos mais importantes.

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TREINOS & TÁCTICAS: Espaço dos Leitores:

Agora que já sabem o ‘aspecto’ que pode ter um Ala ao longo da sua formação e que atributos devemos treinar, lanço aqui um pequeno desafio aos nossos leitores, para que mostrem no Fórum (no tópico desta TZ) os seus melhores Alas. Ou então digam-nos que estratégias utilizam no treino dos vossos Alas, de forma a criar uma discussão em torno deste tema.

E com esta sugestão concluímos o 4º artigo desta rubrica ‘Treinos & Táticas’. Na próxima edição falaremos sobre o treino específico de um Jogador Central. Relembro também que podes saber mais sobre o treino dos jogadores, consultando a FAQ do Hóquei, onde poderás encontrar parte da informação aqui referida, mas também mais detalhes sobre alguns outros aspectos que aqui não foram abordados.

Boas leituras! E até ao próximo artigo!

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TREINOS & TÁCTICAS: Histórico dos artigos publicados:

TZ 128: Introdução ao Treino no Hóquei
TZ 129: Treino de um Guarda-Redes
TZ 130: Treino de um Defesa
TZ 131: Treino de um Ala

Escrito por: bigjoni

Edidato por: mobi_dicky

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Publicado por em 9 de abril de 2017 em Powersoccer

 

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